Menu
Orçamento

Agricultura & Silvicultura

O Setor Agrícola é o setor que mais movimenta a economia em nosso país, por isso é fundamental o conhecimento de informações mais precisas sobre a influência do tempo e do clima no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade das culturas.

O clima é a primeira condição a ser analisada para a definição de tipo de cultura que pode ser explorado numa certa região, qual a época do cultivo, capacidade de produtividade que pode ser esperado e que tipo de sistema agrícola deve ser utilizado.

Entretanto, são as condições do tempo num dado ano que controlarão o sucesso do cultivo, o momento mais propício para a colheita e quais as práticas agrícolas devem ser utilizadas, a produtividade obtida, e, medidas a serem adotadas para a minimização dos riscos e prejuízos.

As principais variáveis meteorológicas que afetam o rendimento das culturas são chuva, temperatura do ar e radiação solar, além dessas, existe também a influência do fotoperíodo, direção e velocidade do vento, e a umidade do ar e do solo.

Com o Monitoramento Meteorológico para a Agricultura, é possível prever com uma certa antecedência algumas adversidades climáticas, como por exemplo: geada, chuva excessiva ou intensa, veranico, vento intenso e granizo, que causam grandes prejuízos para esse setor e podem ser minimizadas com as devidas tomadas de decisões.

Veja a relação de alguns serviços desenvolvidos na área:

1. Monitoramento meteorológico:

1.1 Monitora a região de plantio;

1.2 Monitoramento de geada;

1.3 Otimiza o plantio;

1.4 Auxilia no planejamento das safras;

1.5 Reduz perdas no plantio e na colheita.

2. Monitoramento de chuvas;

3. Identificação de dias mais quentes ou mais frios;

4. Monitoramento diário das condições do tempo para identificar melhor os períodos para adubar, pulverizar e colher;

5. Previsão climática mensal, trimestral e mensal.


Monitoramento meteorológico para setor de fertilizantes:

Os fertilizantes no estado sólido são os mais utilizados no Brasil e uma das suas características físico-químicas mais importantes é a sua higroscopicidade, isto é, a tendência em absorver água, normalmente da atmosfera.

O conhecimento da temperatura e da umidade se tornam de extrema importância na produção desses fertilizantes, muitas vezes sendo produzidos em ambientes controlados, ou seja, com temperaturas e umidade críticas aceitáveis durante a produção e armazenamento.

Nesse contexto, o monitoramento meteorológico para o transporte de fertilizantes também se torna essencial para evitar a diminuição no teor de nutrientes, tendência de empedramento e dificuldade no manuseio.

Veja a relação de alguns serviços desenvolvidos na área:

• Monitoramento Meteorológico 24hs para a área do terminal de fertilizantes, auxiliando a operação, manuseio, carga e descarga;

• Instalação de estação meteorológica para acompanhamento das variáveis que contribuem para a dispersão ou concentrações de poluentes.